segunda-feira, 13 de julho de 2009

SE EU QUISER FALAR COM DEUS...



(...) Eu preciso de ti, oh Pai!
Sou pequeno demais

Me dá a tua paz

Largo tudo para te seguir!

Entra na minha casa

Entra na minha vida

Mexe com minha estrutura

Sara todas as feridas

Me ensina a ter santidade

Quero amar somente a ti

Porque o Senhor é meu bem maior

Faz um milagre em mim!


***

Em relação à Música, quem me conhece sabe que não curto muito essas letras "pobres", sem reflexão, sem mistério, sem novidade, sem criatividade.

Essa, parcialmente transcrita acima, é uma letra desse tipo que em nada me acomete. Passa batido e sem batida em mim.

Eu a ouvi até retumbante, daquele jeito que os instrumentos de sopro transformam as canções. Estava toda osquestrada por muitas vozes, acusticamente poderosa... Foi há umas semanas atrás, numa catedral católica da cidade, durante o casamento de uma amiga querida. Sim, gostei e apreciei, mas nem assim eu a "senti" mais intensamente... Coisas do temperamento, sei lá...

Por outro lado, quando estou orando, seja no quarto mais íntimo da alma ou nas "estações" de pouso público - e mesmo nas calçadas da vida por onde caminho cantarolando - é exatamente assim que me expresso! É "bobo" assim, simples assim!

Ora, como ser criativo diante do Criador?

Só se eu for um tolo ou não acreditar estar realmente falando com Ele! Porque quem cria é Ele, e eu sou "feitura Dele, criado de antemão..."

Como lhe falar alguma novidade?

Ele tudo sabe e é a Boa Nova em Pessoa!

Não fico filosofando quando estou orando! Acho doentio alguém orar a Deus procurando termos e verbos.

Orar não é "português", e "embria-guez", é a gente feito embrião no ventre!

Oração não é mentalização, é desejo! É vontade de mamar, é criança balbuciante, pedinte, que não sabe se expressar senão com gestos e olhar!

Sei que a mente pode até entorpecer, e o mais lúcido dos homens vira alucinação, fica embriagado! Se funde com o sagrado e não entende nem o que fala, em verbalizações inexpremíveis...

Daí que a oração não é linguagem intelectual, é testificação do enlace no espírito.

É derrame, é alma exposta, é gemido, é dor, amor, lágrima, sorriso... É mesmo básico, infantil, sem nada decorado, nada embelezado. É quem sou, como sou; é ânsia de vê-Lo agindo em mim, por mim, comigo!

Às vezes, é só gratidão, outras vezes é apelo, rogo, insistência, vômito! É, contudo, sempre súplicas com ações de graças!

E, às vezes, é só respiração, transpiração, inspiração, des-petrificação, plenificação e silêncio!

Todavia, dependendo de como estou, nem dentro de um mosteiro de quietude consigo concentrar-me em orar, de tanto que a mente perturbada circula acelerada pelos corredores desse labirinto que é viver agarrado a projetos e projeções. Eu tento. Não consigo. Parece que tenho mais o que fazer... Só elevo meus olhos para os "montes", na direção que Quem pode me prover socorro!

Mas quantas outras vezes, dentro do carro-que-sou-eu, em meio ao trânsito da urbanidade carregada, eu não "subi" e me agarrei Nele? "Meu Pai, me leva daqui... Me coloca em teus braços, me faz dormir... Acaba logo com isso, tenho saudades de ti! Ai... Ai.. que saudades de ti!

Da glória que terei junto a Ti...Saudade de tudo que eu ainda não vi... De voltar de onde eu parti... e pela primeira vez, conhecer esse lugar! Lugar que agora, por ora, habita em mim! Ah! Tu habitas em mim... já ia me esquecendo... Cristo em mim, esperança de Glória!... Meu Bem Maior... Faz um milagre em mim..."


Pois é.... manos queridos... Se alguém me testemunhar orando verá a breguice que é fazê-lo!

Nas Escrituras, não vejo quem esteja orando como se a Deus estivesse pregando... Nem profeta, nem apóstolo, nem salmista e nem o Messias!

Afasta de mim esse cálice, Paaaaiiiii - Foi Jesus-não-pode-ser

Senhor, não sei falar, sou pesado de língua... Foi Moíses, tentando desviar-se

Tá bom, Senhor, eu vou! - Foi Ananias já cedendo...

Ai de mim que vou perecendo...Foi Isaías vendo o que não podia...

Senhor... sou apenas uma criança...Foi Jeremias, que se conhecia

Afasta-te de mim, pois sou pecador... Foi Cefas querendo Deus

Tu és o Cristo, o Filho do Deus Vivo!... Foi Cefas, feito Pedro

Eu encontrei teus altares, Deus meu e Rei meu! - Foi Davi todo seguro

Dá-te pressa em acudir-me!!! Levanta-te, Senhor!!! - Foi Davi todo inseguro

Ora, vem Senhor Jesus! - Foi João, fechando o Livro

Pai, nas tuas mãos entrego meu espírito - Foi Jesus fechando a História!

Tolices são orações enfeitadas em línguas in-devotas. Porque rasgos intelectuóides não cabem dentro de orações de verdade!

Orações de verdade só cabem dentro de ternos rasgados feito o Véu em devo-ção, sujos no pó e na cinza e lavados no Sangue, novo e vivo Caminho por onde a alma entra nua e ousada, com a fronte curvada e mesmo assim elevada, sempre assumida, sempre confessada!

Oração é a ação de adorar!

É ador-ação.

É música mesmo, cantada ou não!

Das mais tolas e sinceras... e oro agora por quem já perdeu essa dimensão:

"Pai, não deixa não..."

Marcelo Quintela

Fonte.: blog do caminho

Nenhum comentário: