segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

A questão...


É a questão que nos impulsiona, Neo.

Foi a questão que o trouxe aqui.
- Trinity para Neo em Matrix

A palavra quest em inglês significa”busca” (procura, expedição em busca de uma coisa). Question é questão, pergunta, dúvida. No dicionário Houaiss, questão é definida como “pergunta para esclarecer algo ou testar conhecimento” e busca é “esforço no sentido de achar ou descobrir algo”.

Há no ser humano um impulso nato pela busca, por explorar, descobrir, entender, saber. Talvez a explicação para isso se encontre nas palavras do sábio Pregador que disse: “Deus colocou no coração do homem o anseio pela eternidade.” (Eclesiastes 3.11). O anseio pela eternidade impulsiona o ser humano em busca de algo maior do que a existência, em busca de sentido, de respostas para as perguntas existenciais.

Neste sentido, criar espaço onde perguntas são bem-vindas pode muito bem ser uma das principais estratégias da Igreja na pós-modernidade. Afinal, perguntas podem ser uma expressão desse anseio pela eternidade - a questão - e conduzir o ser humano ao encontro da Resposta definitiva: Deus.

“Deus fez isso para que os homens o buscassem e talvez, tateando, pudessem encontrá-lo, embora não esteja longe de cada um de nós.” - Atos 17:47
S. Paulo aos Atenienes no Areópago

Fonte.: Sandro Baggio

Nenhum comentário: